segunda-feira, 20 de abril de 2009

A ERA JOVEM GUARDA


Na pacata cidade de Taubaté, interior de São Paulo,um garoto chamado Sérgio Benelli Campello - que já gostava de ser chamado de Tony Campello - era posto freguentemente pra fora das salas de aula por professores irados. Motivo: não se conformavam com o fato de ele, ao invés de decorar as formulas e equações, ficava copiando letras de musicas.


O rock invadia o país e fazia as primeiras vitimas. O pequeno Sérgio era uma delas: não conseguia pensar em outra coisa. Aos 22 anos, no final de fevereiro de 1958 o acordeonista e compositor Mário Gennari, com quem Tony se apresentava em bailes por Taubaté e região, conseguio um teste na gravadora Odeon. Ele de imediato aceitou mais com a condição de levar junto a irmã Celly, que se tornaria em pouco tempo a primeira rainha do rock brasileiro.
Entre os dias 28 e 31 de março de 1958 (ele aos 22 anos e a irmã com 15 anos) gravaram seus dois primeiros sucessos. Foi um compacto simples. De um lado Tony cantava "Forgive" e do outro Celly com "Handsome boy". Ele cantando uma balada romântica em que pede perdão ao broto e ela exaltando a simpatia eo charme do rapaz amado.


Pouca gente percebeu que ali estava começando a carreira de uma das mais brilhantes duplas de cantores da historia do rock no Brasil.
Na cauda do cometa de Tony e Celly, um exercito de artistas começaram a surgir: Sérgio Murilo, Carlos Gonzaga, Demetrius, Wanderléa, Cleide Alves, Golden Boys, Trio Esperança, Erasmo Carlos, Ronnie Cord e Roberto Carlos. Esse que depois se tornaria o "Rei da Juventude Brasileira".
Erasmo Carlos começou juntamente com Roberto no conjunto The Snakes, depois passou para o Renato e seus Blue Caps, onde ate chegou a gravar um disco "Limbo rock".
Mais o sucesso começou a despontar depois do primeiro sucesso da dupla Roberto e Erasmo "Parei na contra-mão".
Dai a festa arrombou de vez apartir do dia 22 de agosto de 1964, o dia da estréia do programa JOVEM GUARDA na TV record de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário