segunda-feira, 20 de abril de 2009

OS FESTIVAIS


O I Festival de Música Popular Brasileira, realizada no Guarujá – São Paulo, em abril de 1965 e transmito pela TV Excelsior de São Paulo, daria destaque para Elis Regina, classificada em 1º Lugar com “Arrastão” música de Edu lobo e Vinicius de Moraes. Elis é então contrata pela TV Record para liderar o programa “o Fino da Bossa”, fato, sem duvida, decisivo, para maior popularização da bossa nova.

Elis Regina

Elis Regina e seu parceiro Jair Rodrigues voltavam-se ao samba rasgado, à utilização da batucada, vestindo com novas roupas sucessos anteriores a bossa nova.
Em outro caminho, encontravam-se cantores como Wilson Simonal, Peri Ribeiro e Leni Andrade, sofisticando artificialmente a interpretação, moldados pelas influências do jazz norte-americano.
O II Festival de Música Popular Brasileira foi em 1966, com transmissão da TV Record.
A liderança da emissora e a efervescência do momento cultural permitem vir a tona criadores que, na verdade, já possuíam um certo trânsito nos bastidores da música popular.
O festival premiou com o Violão de Ouro, “A Banda” de Chico Buarque e cantada por Nara Leão. Com “Disparada”, Jair Rodrigues conquista op segundo lugar para Geraldo Vandré e Theo Barros.

Jair, Nara e Chico Buarque

Também tiveram desataque: Edu Lobo, Vinicius de Moraes, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Baden Powell.
O III Festival de Música Popular Brasileira, realizado em outubro de 1967 no Teatro Paramount (São Paulo), dá o prêmio (Sábia de Ouro) a “Ponteio” de Edu Lobo e Capinam.Chico Buarque voltaria a ser classificado, desta feita em terceiro lugar com “Roda viva’”.

Edu Lobo, Gil e Os Mutantes e Caetano Veloso

Em segundo lugar ficou Gilberto Gil com o seu “Domingo no Parque” que teve o acompanhamento de Rita Lee e Os Mutantes.Em quarto lugar “Alegria alegria”de Caetano Veloso, que juntamente com Gil, “profanaram” o altar da MPB ao fazerem-se acompanhar por conjuntos de rock (Os Mutantes e os Beat Boys). O auditório veio abaixo e com ele a intocável MPB.
O quinto lugar ficaria com “Maria, carnaval e cinzas” de Luiz Carlos Paraná, defendida por nada menos do que Roberto Carlos.Que causou o maior impacto.
A importância desse evento e toda a discussão que viria depois, alimentada por Gil e Caetano, transformariam definitivamente o cenário musical brasileiro. Certamente seria o último grande festival, uma vez que no ano seguinte tais eventos competiriam ao nível de público e de conceito com a diluição provocada e incentivada com o advento do tropicalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário