segunda-feira, 20 de abril de 2009

TROPICALIA


O movimento tropicalista significou, no mínimo, uma atualização ao nível da própria música; extensivamente à criação cultural.
A música brasileira andava defasada dos movimentos que explodiam no mundo e no país, ocupada em uma preservação duvidosa das raízes populares, um ufanismo rançoso.
A realidade nacional, entretanto, era bem outra. Enquanto a sisuda MPB andava às voltas com personagens e conceitos padronizados, o Tropicalismo passava a enxerga o que estava na cara de todo mundo: o país modificara-se; a comunicação de massa era um fenômeno irreversível; a classe média era inflada para digerir os bens de consumo.
É a partir desse universo que o Tropicalismo passa a atuar, negando a denúncia pura e simples, para extrair a essência contraditória que misturava “iê-iê-iê” com Vicente Celestino, com Bumba meu boi, com televisão, folclore e pesquisa espacial:
(Doce mulata malvada/um elepê de Sinatra/maracujá, mês de abril/Santo barroco baiano/superpoder de paisano/Formiplac e céu de anil/três destaques da Portela/carne seca na janela/alguém que chora por mim/um carnaval de verdade/Hospitaleira amizade/brutalidade em fim.) “Geléia Geral” de Gilberto Gil e Torquato Neto.
Não seria correto dizer que o Tropicalismo se contrapôs à situação política. O movimento foi político sobre tudo por estender a crítica social à própria crítica da arte e da cultura, desmistificando a estrutura das canções de protesto, e propondo novas experiências a nível musical e poético.


Tão crítico que não se poupou a si próprio, em terno de movimento: em novembro de 1968, poucos meses após o lançamento do programa de TV “Divino Maravilhoso”, cenário da Tropicália, o movimento se auto consumia.
Logo depois, Caetano e Gil partiram para o exílio em Londres. Eles voltariam em 1972 para viver um país sem festivais, sem movimentos artísticos-culturais importantes. Sobretudo um país que começava a colher os frutos estragados do milagre econômico sob a força do autoritarismo. O movimento tropicalista havia acabado, mas o país continuaria mais tropicalista que nunca em suas contradições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário