segunda-feira, 20 de abril de 2009

A BOSSA NOVA

A década de 60 é um divisor de águas na música popular brasileira.Até lá, a música que se fazia no Brasil sofria, à exceção do samba, de estrangeirice aguda (para aqueles que advogam que a música brasileira sofreu um processo de colonização a partir do rock,é bom lembrar que as composições feitas no Brasil até o final dos anos 50 eram basicamente assentadas nos boleros, guarâneas, fox-trotes e demais gêneros que empolgaram gerações).
E só sabia cantar quem tinha potência de voz e de pulmão.


A bossa nova foi o primeiro movimento a entrar em cena no final da década de 50 para mostrar que cantar podia ser exatamente o contrário.
Paralelamente a essa transformação proposta pela bossa nova, a música brasileira começou a receber os ventos das revoluções externas aos país. O mundo passava por velozes e radicais mudanças. O Brasil entra num processo particular, ditado pelas influências externas e pelas próprias mudanças políticas e econômicas.Nada disso escapa à arte.A música popular é o que mais diretamente capta essas mudanças.
Há muita controvérsia sobre a origem da bossa nova.A expressão, que designas um jeito novo de fazer alguma coisa, já era usada entre os músicos profissionais desde a década de 40.
É, entretanto, no final dos anos 50 que um grupo de rapazes e moças passam a manter na Zona Sul do Rio de Janeiro, onde tocavam violão e cantavam músicas de determinados compositores.

Carlos Lyra e Roberto Menescal

Dentre eles, Carlos Lyra e Roberto Menescal fundariam uma academia de violão que ajudava a divulgar composições do grupo e o caráter intimista e jazzístico de sua música.

João Gilberto
Em 1958, João Gilberto, o violonista que já atuara em um disco de Elizeth Cardoso (Canção do amor demais), grava seu primeiro disco, um compacto com as músicas “Chega de saudade” e “Bim-bom” empregando uma nova forma rítmica ao seu instrumento.
Esse primeiro trabalho passou a identificar o movimento, que aglutinou poetas e músicos em torno da nova concepção musical.,a qual passava a impor mudanças radicais a nível de arranjo e letras.

Tom Jobim

A batida característica do violão de João Gilberto, as novas estruturas utilizadas por Tom Jobim, que propunha harmonia dissonante e inovadora; a poesia de Vinicius de Moraes, que rompia com a separação entre poesia e canção popular; e, principalmente a nova forma de cantar.
A partir daí, novos discos foram editados. Silvia Teles, Alaíde Costa, Baden Powell, Nara Leão, Os irmãos Castro Neves, Luiz Eça, Chico Feitosa, entre outros, veriam a Bossa Nova, alcançar repercussão nacional e, através do festival realizado nos Estados Unidos, em novembro de 1962, atingir mercado internacional..
O I Festival de Bossa Nova, no Carnegie Hall de New York, chamou a atenção de músicos de jazz norte-americanos e propiciou o lançamento de discos em vários países.

Baden Powell, Vinicius de Moraes, Nara Leão e Silvia Telles

Nenhum comentário:

Postar um comentário