terça-feira, 15 de março de 2011

ONTEM E HOJE


Roberto Carlos

Wanderléa


Erasmo Carlos


Jerry Adriani


Carlos Gonzaga


Wanderley Cardoso


Tony Campello

Paul McCartney

Paul Anka

Valdirene


Martinha

Eduardo Araújo


Katia Cilene

Trini Lopez

Mike Jagger (Rolling tones)
Vanusa


Rita Pavone

Nenê (Os Incríveis)


Netinho (Os Incríveis)

Renato Barros (Renato e seus Blue Caps)


Os Caçulas


Moacyr Franco



sexta-feira, 11 de março de 2011

FILMES DE ELVIS

A mulher que eu amo (1957) / Prisioneiro do Rock (1957) / Balada Sangrenta (1958)

Estrela de fogo (1960) / Saudades de um pracinha (1960) / Feitiço Havaiano (1961)

Coração Rebelde (1961) / Viva Las Vegas (1964) / Carrossel de emoções (1964)

Minhas três noivas (1966) / Joe é muito vivo (1968) / O barco do amor (1967)

Charro (1969) / Ele e as 3 noivas (1970) / Viva um pouquinho (1970)

quarta-feira, 9 de março de 2011

MEXERICOS DA CANDINHA

“Olha o que a Candinha está falando aqui. Puxa! Mais como fala”. Já dizia um dos grandes sucessos de Roberto Carlos.
Até hoje não se sabe quem era o jornalista ou a jornalista, que escrevia essa coluna na Revista do Rádio, uma das mais especializadas nos anos 60. A verdade é que as fofocas rolavam soltas. E aqui lhes passo algumas delas.


Netinho deixa Rita Pavone na maior fossa:
A explicação para o rompimento de Netinho, integrante de Os Incríveis, e Rita Pavone surgiu esta semana em Roma. Foi o afastamento e a distancia que mataram o amor.O fim do namoro deixou a cantora italiana mergulhada em profunda triste, e perdeu aquela alegria exuberante de outros tempos.
Um passarinho me contou que, do lado de cá do Atlântico, Netinho não ficou tão triste assim com o rompimento.
(Dezembro de 1964)


Paul Anka desabafa: “Deixem os cabelos cumpridos para as mulheres”.
Atenção, meninos de meninas da Rua Augusta e playboys de Copacabana: podem visitar o barbeiro que há tanto tempo vocês não visitavam! Depois que Elvis Presley cortou suas lindas melenas e ornamentais costeletas, houve um corre-corre dos cantores Fabian, Franck Avalon e Paul Anka em direção ao barbeiro.
A moda agora é, portanto, cabelos cortados normalmente. Acabou-se o penteado anormal.
(Agosto de 1963)


Os Beatles estão já então entre nós!
Inicialmente, atentem para as cabeleiras dos rapazes. Eles são integrantes do conjunto The Beatles, que, após estrondoso sucesso na Inglaterra, foram aos Estados Unidos reafirma-lo.
Eles já estão no Brasil através de um compacto simples lançado pela Odeon, com as seguintes músicas: I want to hold your hand e She looves you. O preço : Cr$ 800,00.
Mulheres corram às lojas de disco, eles estão com a bomba...
(Maio de 1964)


Wanderléa desmaia nos bastidores:
Foi um deus-nos-acuda! Wanderléa pregou um susto geral em todos os que assistiam aos ensaios do Rio Jovem Guarda. Desmaiou no camarim e só se recuperou pouco antes de começar o programa.
Línguas ferinas divulgaram outras histórias pelos bastidores do programa. Será...?
(Maio de 1965)




Braziliam Bitles com medo do capitão.
Será culpa no cartório? Os rapazes que integram o Brazilian Bitles passaram uma semana apavorados quando souberam que estavam sendo procurados por um capitão do exército. O medo passou quando descobriram que não estavam sendo procurados por causa de nenhum inquérito: queriam apenas contrata-los para um show na Academia Militar.
(Maio de 1965)



O casamento secreto de Johnny Halliday
Uma notícia que certamente vai entristecer as muitas fãs do cantor francês no Brasil: Johnny Halliday, o Elvis da França, casou-se com a cantora Sylvie Vartan.
Apesar do casamento se realizar em segredo, uma multidão de fãs apareceu no localc para tirar uma última casquinha no noivo. Que Horror!
(Maio de 1965)


Rosemary que pôr os cabelos no seguro.
A bonequinha loura está pensando em colocar seus cabelos no seguro. Tudo por causa de uma fã exaltada que, no Rio de Janeiro, ameaçou cortá-los. Ela diz que cuida deles com muito carinho e, por isso, valem uma fortuna.
Deixem os cabelos da Rosemary em paz, gente!
(Junho de 1965)


Erasmo ataca a Bossa Nova.
Erasmo Carlos, criador do sucesso Festa de Arromba, deixou cair e fez o maior discurso contra a bossa nova : “No Brasil de hoje, toda a atenção está voltada para a música e cantores da bossa nova. O gênero que canto não vem tendo, por parte da crítica, todo apoio que julgo merecer.Por isso, estou me preparando para temporadas no estrangeiro, onde espero conseguir maior popularidade e maiores salários...”
Por favor, não vá...!
(Outubro de 1965)


Roberto continua uma brasa!
Gente, as apresentações de Roberto Carlos pelo interior do país têm sido um verdadeiro deus-nos-acuda! Imaginem que em Apucarana, interior do Paraná, o cantor teve de ser levado ao lugar onde se realizaria o show num carro de presos da polícia! Em Campinas, interior de São Paulo, as fãs depenaram inteiramente o carro do artista, levando como lembrança até as calotas e os limpadores de pára-brisas.
Disse e repito: meninas controlem-se!
(Fevereiro de 1966)




Ronnie Von reage a gaiatice de fã.
Em Goiânia, um fã engraçadinho atreveu-se a passar a mão nos lindos cabelos de Ronnie Von, dizendo e fazendo gaiatices. Foi o bastante para o ídolo reagir: aplicou violentos golpes de karatê no engraçadinho, que fugiu envergonhado.
É isso aí, Ronnie!
(Julho de 1966)

Só existe um solteiro nos Golden Boys.
Atenção fãs dos Golden Boys!Não se assanhem com os garotos, pois são todos casados, com exceção de um: o Waldir Correia. Os outros estão muito bem-amados e não querem saber de namorar fã. Já o Waldir... Bem, pelo menos por enquanto, o rapaz anda dizendo que casamento não é papo pra ele! Será?
(Maio de 1966)

Nara Leão acha Jerry um pão!
Nara Leão jura que não namora Jerry Adriani, mas é verdade: o casal tem sido visto nos boliches do Rio e São Paulo. As más línguas também dizem: a musa da bossa nova anda saindo com muita freqüência – mas muito mesmo! – com Roberto Carlos.
Sapeca a mocinha, não?
(Novembro de 1966)

Wanderley confessa: “Meu único amor é minha mãezinha!“
O dono dos olhos mais bonitos da Jovem Guarda dá um ponto final nos boatos que davam como certo o seu casamento com a vedete Brigite Blair. Ele diz que está muito jovem, na flor dos seus 20 anos, para se casar.
Por enquanto a única mulher que ocupa seu coração é a mamãe Elvira Conti.
Já tem gente chamando o rapaz de Édipo Cardoso!
(Setembro de 1966)

Waldirene não quer casar com Erasmo.
Aos 19 anos, o broto Waldirene, jura que casamento não é papo pra ela.Pelo menos por enquanto! E diz com convicção, que não tem qualquer fundamento a notícia de que estaria se casando nos próximos meses com Erasmo Carlos.
Eu não sei de nada! A Candinha só conta o que ouve por aí.
(Março de 1968)

Festa de Arromba deixa todo mundo nu na piscina.
Essa história me foi contada por Wanderléa – e eu reconto com grande prazer para vocês.
Numa Festa de Arromba, ocorrida na casa do piloto de corridas Marivaldo, o embalo acabou num concorrido banho de piscina, com roupa e tudo.
E a ternurinha soltou o seu veneno: - Só se via peruca e cílio postiço boiando por toda a parte... Cruzes!
(Novembro de 1968)

AS GIRIAS (O que se falava)

ABAFAR:
Arrasar, chegar e fazer com que todos os olhares se voltassem na sua direção. Daí a expressão “crente que está abafando”.

ARQUIVADO:
Usava-se para designar alguém marcado, perseguido, impossibilitado de trabalhar. A palavra também era utilizada para se referir a um disco que não vendia.

BIRUTA :
Doido. Maluco. A palavra foi imortalizada em Eu não tenho namorado, cantada por Celly Campelo, em que, Tony Campello pergunta para a irmã: Você ficou biruta?

BROTO LEGAL:
Garoto ou garota interessante.

BARRA LIMPA:
A expressão significava que estava tudo em ordem, que não havia nada impedido a realização de um determinado programa.Dizia-se que a barra estava limpa quando se queria dizer que estava tudo muito bem, sem problemas. Um broto barra limpa era a mesma coisa que um broto legal.

BIDU:
Coisa ou pessoa genial, notável.

BICÃO:
Alguém que queria entrar num grupo social mais elevado e, para tanto, estava dispostos a tudo.

BECA:
Terno. A roupa masculina usada em festas, geralmente paletó e gravata.

BOCA DE SINO:
Um modismo que fez com as calças masculinas e femininas da época se al;argassem cada vez mais.

BATALHAR:
Tentar conquistar alguém.

BODE DE CANOA:
Pessoa receosa, desconfiada.


BENZEDOR DE ORQUESTSRA:
O maestro.

CHATÔ:
Casa ou apartamento.

CREU:
Soco, sopapo, paulada.

CASQUINHA:
Brincadeira pré-sexual superficial, sem desdobramentos de cama. Celly Campello cantava em Os dez mandamentos do broto: “Se o garoto é delicado / e mora no coração/no escuro sentado ao lado/durante toda a sessão/ tem direito a uma casquinha/ e um pouquinho de emoção/pra não perde a linha/pode só pegar na mão”.

CHÁ DE CADEIRA:
Passar o baile inteiro sem que alguém o/a tirasse para dançar. Mal que vitimava, naqueles tempos machistas, principalmente as mulheres mais tímidas e recatadas.

COCADA:
Acompanhante indesejável – quase sempre a prima ou a vizinha – que, geralmente a mando dos pais, vigiava os passos da filha que ia ao cinema ou baile com o namorado.

CURRA:
O mesmo que estupro.No fim dos anos 50, a palavra entrou para o imaginário brasileiro por causa de um dos mais famosos crimes da crônica policial do período: o assassinato de Ainda Cúri, uma jovem de 18 anos, currada e assassinada por três rapazes.

CACHORRÃO:
Pessoa amiga, boa praça, camarada.

DEIXAR FORA DO AR:
Encabular alguém, deixar alguém falando sozinho.

DAQUI, ó:
Sempre acompanhado de um gesto, que segurava com as pontas do dedo o lóbulo da orelha, significava algo muito bom, maravilhoso.

DAR BOLA:
Corresponder aos apelos amorosos ou sexuais de algué

ESTOURO:
Servia para qualificar tudo aquilo que era absolutamente excepcional e arrasador. Era o máximo uma garota ouvir ao passar na rua: -Broto, você está um estouro.

ESTAR POR FORA:
Ignorar, não saber o que estava acontecendo ao redor. Quando se dizia que alguém estava por fora, dizia-se que ele não sabia de nada.

FICAR PRA TITIA:
Não casar.

FOGUEIRA:
Negócio muito bom proposta irrecusável.

FIGURA:
Palavra usada para chamar alguém simpaticamente: ô figura, tudo bem?

FLERTAR:
O mesmo que namorar.

FARISEU:
Pessoa sem nenhuma importância.

FICAR A NENÉM:
Estar completamente duro, sem dinheiro.

GASTAR O LATIM:
Quando alguém se esforçava dando uma cantada no broto, usando todo o seu charme verbal, dizia-se que estava gastando todo o seu latim para conquistar a garota.

GATA/O:
Maneira carinhosa de chamar o broto. Aos poucos se transformou em adjetivo: ele/ela era um/a gato/gata.

GOIABÃO:
Otário, bobo.

GRAMPEAR:
Guardar na memória alguma coisa ou alguém.

LENHEIRO:
Pessoa que fazia sucesso, que estava por cima, cercada de fama, dinheiro e muito êxito

LEVAR MALA:
Ter seu pedido de dança recusado por uma dama.Nos bailinhos dos anos 60, levar mala era uma grande humilhação.

MANINHA:
Jeito gentil de chamar a amiga, sem a conotação sexual de gata.O seu uso denotava amizade, afeição, carinho.

MANJO:
Presente do indicativo do verbo manjar, que significava perceber, sacar, estar por dentro.Em Prima Dayse (gravado em 1961), Eduardo Araújo berrava a la Little Richard: “Minha prima Dayse/ manjo muito bem/ namora todo mundo/ mais não casa com ninguém”.

PAPO-FIRME:
Garota ou garoto bom/boa de prosa.Ou ainda, pessoas interessantes, desinibidas, seguras, cheias de suas próprias convicções.

PRA CHUCHU:
Significava que algo era ótimo, sensacional.Alegre pra chuchu: A pessoa estava super alegre.

PAPO FURADO:
Conversa sem pé nem cabeça, sem sentido, recheada de bobagens.

PRAFRENTEX:
Avançado, moderno, contemporâneo.Alguém dentro das novidades.

ONDA CARECA:
Proposta ruim. Tendência ou movimento ruim. Os fãs da Jovem Guarda diziam em relação
a música dos anos 50.

RISADA DE VENDER COMPACTO:
Dizia-se do cantor que ria para todo o mundo que o cumprimentava.

SACAR:
Entender, perceber.A palavra também era usada no sentido de criar.Exemplo: Fulano sacou uma frase espetacular.

SEM ESSA:
Pedir para alguém não fazer alguma coisa. Negação.

TROUXA:
Pessoa boba, otária, ingênua, desinformada.